sexta-feira, 13 de abril de 2012

MINHA VISITA AO TEATRO DA PAZ

Olá leitores,
Imaginem passei pouco mais de 4 décadas para conhecer este maravilhoso teatro em minha cidade,
Esta visita ao teatro ocorreu pouco antes da Sexta feira Santa, aproveitei a inspiração e escrevi um texto para explicitar essa maravilha que é o Theatro da Paz...
Eis:

O Theatro da Paz, localizado na cidade de Belém configura-se num dos maiores da região norte e um dos mais luxuosos do Brasil. Foi construído nos períodos áureos da exploração da borracha na nossa região, este período configurou–se num importante momento de crescimento econômico na região provocando mudanças socioeconômicas, acelerando grandiosas e luxuosas construções ao estilo do teatro onde predominam traços neoclássicos. O rico período de exploração da borracha ocorreu por volta dos anos 1879 e 1912 sendo este o seu primeiro ciclo. A urbanização foi tão intensa nessa época que Belém e Manaus cresceram a olhos vistos e Belém era considerada Paris n’ América. O Theatro da Paz é considerado um símbolo desse período de construções imponentes e luxuosas decorrentes do movimento econômico exacerbado causado pela exploração do látex oriundo das seringueiras, árvore típica da região norte, que juntamente com outras obras, como por exemplo, o Palácio Lemos, o Complexo São Brás e outras fizeram de Belém uma rica cidade no início do século XIX.















Reparem o detalhe abaixo. É o mesmo que compõe o parapeito acima
todo confeccionado em ferro, importado da Inglaterra naquela época, todo o parapeito que circunda o teatro é nesse estilo, fiquei impressionada...




E eu estava toda empolgada, afinal foi mais de 4 décadas para fazer esta façanha rsrsr...



Bom dia a todos,
Bjos!!!

3 comentários:

Monique e suas artes disse...

Bom dia
legal que foste realmente é lindo,eu no tempo da escola normal fui fazer uma visita de estudo eu conheço embora já fazem alguns anos, mas deve estar igual estas preciosidades conservasse.
Conheço o de Manaus que citaste através de fotos de uma amiga do blog, beijinhos

Monique e suas artes disse...

Olá vim logo aqui te responder,pk depois passa e tu podes pensar que eu não quero contar o pulo do gato,colei com cola quente,pk o dia que sujar dá para tirar e não estraga a madeira,bj

oneide disse...

cbra maravilhosa k temosdepois da recuperaçao~ainda melhor isso e´um patrimonio historicovalioso com suas presiosidades