domingo, 9 de dezembro de 2012

Círio de Nossa Senhora da Conceição no Sitio Conceição em Mosqueiro (secular)



O meu filho mais velho já um assíduo participador desta festa religiosa e profana no Sitio Conceição que acontece todos os anos sempre no dia 08 de dezembro por ocasião da festa da Santa. Quando meu filho me convidou, sabia que ia gostar, entretanto por causa de nossa bebezinha pensei que seria um tanto difícil participarmos. Montamos um esquema quatro meses antes, ou seja, fizemos nossos planejamentos, pois, mesmo com eles sempre surgem coisas de última hora...
A dona do sítio tem um filho que aniversaria nesse dia. Estes festejos acontecem há mais de cem anos, é uma tradição secular na família de d. Nara.
Na realidade com esse meu jeito explorador, de querer conhecer e divulgar lugares e eventos interessantes é que venho aqui trazer um pouco da maravilha que é esse evento, pois, tudo que vivi no sítio me deixou muito emocionada. Entretanto, contarei as coisas de uma maneira muito superficial porque não sei se posso me aprofundar nos assuntos, não sou amiga direta da família e não sei até que ponto se pode divulgar este evento.
Meu filho é amigo direto e já participa deste evento algumas vezes, porém, nunca me contou, nem mesmo da maneira como vou contar aqui agora...
Ao iniciar o dia 08 de dezembro todo mundo da família no Sítio Conceição se movimenta em prol de grandioso evento, D. Nara é incansável. Desta vez a anfitriã contou-me que contratou uma equipe de cozinheiras de Salinas... Todos os filhos estão empenhados em fazer alguma coisa, e é claro, que dado o tamanho do evento, tudo vem sendo planejado com muito tempo de antecedência.
Populares daquelas vilas e lugarejos vão passando para o Sítio a pé, tudo é muito distante, ao sair da pista principal anda-se uns três ou quatro kilômetros para se chegar até a porteira do sitio e dentro do mesmo anda-se mais três kilômetros para se chegar até a casa... O caminho não é asfaltado, mas, é bonzinho, com exceção de um trecho constituído daquela areia grossa da praia com cara de barrenta que se o motorista cochilar o carro atola... Eu escapei... Ali o meu coração passou apertado, ufa!!!
Quando chegamos ao sítio um grande, gostoso, bonito e simples café da manhã já nos esperavam quentinho, gostoso, farto e um mingau de milho branco muito bom também. Temos aquela consciência que teríamos que forrar o estômago bem rapidinho porque iríamos assistir a missa ao ar livre e partirmos em caminhada.
Café tranquilo. O ambiente já estava sendo preparado para a Santa Missa ao ar livre. Aproveitei para visitar a capela e tirar fotos externas e internas. Eu estava maravilhada com tudo. Por um momento pensei: será que estou fazendo turismo religioso ou turismo ecológico, ou os dois? Rsrsrsr! A beleza do sitio aliado ao ato litúrgico por muitas vezes me arrancaram lágrimas de tanta emoção... Natureza pura... Só de pensar que a praia é no quintal... As fotos falarão por mim...
A missa ocorreu tranquila. Depois desta a proscissão começou. Após esta ia haver distribuição de brinquedos para as crianças da comunidade. Fiz um pequeno vídeo da proscissão que devo colocar aqui... Isto é se acertar rsrrs!
A comissão organizadora do evento fez dois pequenos cercados com galhos de árvores em lugares diferentes. Um seria para os brinquedos de meninos e outro para meninas... Formaram-se duas grandes filas (meninos e meninas) para o recebimento desses brinquedos.
Eu e minha família quando chegamos observamos um local especial. Poderíamos ficar ali visto que tinha uma frondosa mangueira que nos proporcionava sombra e vento, muito vento... Ali o mar faz curva, podem imaginar o pico de vento é fortíssimo... Nossa criança nem pode ficar na rede, visto que era muito vento. Ali havia mesas e cadeiras para todos nós... Mas meu filho mais velho preferiu ficar com o pessoal da igreja...
A casa possui uma capela, muitos quartos, alguns bichos... Uma descida para a praia que é muito mimosa... Um ambiente muito harmonioso e agradável...
A parte profana da festa consta de uma mega feijoada maravilhosa, arroz, farofa, vinagrete, couve cortadinha, churrasco de carneiro, boi e suíno e muito chopp, muito chopp mesmo, tomado em canecas plásticas transparentes com o nome do sitio...Muito som, pagode e dança...Vimos a noite cair no sitio...Perdi a conta de quantos chopps tomei, mas, estava muito bem...Uma festa para eternizar em minha memória...O melhor de tudo pessoas muito agradáveis, de alto astral, magnetismo, e muito abençoadas...

Para mim o Círio do Sitio Conceição, tradição secular, ficará na história.




 PARTE DA PROCISSÃO (LOGO NO COMEÇO).



A CAPELA

A SANTA COM SEU BELO MANTO NO ANDOR

 A BELA IMAGEM DE FRENTE PARA O MAR


A ORGANIZAÇÃO PARA A MISSA

 HORA DA MISSA

 ESTÁVAMOS ASSISTINDO A MISSA
COMEÇO DA PROCISSÃO

DESENVOLVIMENTO DA PROCISSÃO


 SEGUINDO



CONTINUANDO A CAMINHADA DENTRO DO SITIO

OLHA QUEM ESTAVA PRESENTE E SE COMPORTOU MUITO BEM


AS DELICIAS SERVIDAS NO ALMOÇO

NESTE QUADRO FOTOS: COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO (1885).

VISTA DO SITIO, PRAIA AO FUNDO.

ESSA VISTA É LINDA: TUDO DE BOM

 FOTOGRAFEI ATE OS COQUEIROS


ADOREI: ACESSO PARA A PRAIA...MARAVILHOSO.
 PISCINA DO SITIO



LÁ NO MEIO DO MAR APRECIAMOS UMA PEQUENA ILHOTA 



LOCAL QUE ESCOLHEMOS PARA ALMOÇAR: EMBAIXO DA MANGUEIRA ONDE A PRAIA FAZ CURVA...VENTO, VENTO E VENTO.



MANGAS BAIXINHAS E VERDES



A IMAGEM VOLTADA PARA O MAR VISTA DE COSTAS


VISTA DA CASA E DO SITIO


BARRACÃO DA COMIDA E BEBIDA




Tenho mais fotos,
mas, estou cansada,
voltarei a colocar mais amanhã,
bjo!!

Nenhum comentário: